As pessoas vivem por ai esperando. Elas esperam que amanhã seja melhor, que a semana que vem seja melhor, talvez o próximo mês melhore, ou então ano que vem seja melhor, quem sabe a próxima década? Ou o próximo século!?
Esperamos que as pessoas deixem de ter mágoas, esperamos que elas nos correspondam, que elas gostem de nós, que nos aceitem para que nós possamos ser felizes. Alguns esperam pelo tal do amor eterno, outras esperam pela felicidade, e tem algumas que esperam o juízo final. Elas esperam por um emprego melhor, uma casa melhor, uma vida melhor. Esperam que a violência acabe, que a corrupção acabe, que as catástrofes naturais, ou não tão naturais assim parem, que o mundo se torne um lugar melhor.
Mas a dificuldade está justamente em esperar, as pessoas somente esperam, esperam que o seu dia de amanhã seja melhor, mas não fazem nada para tentar mudar alguma coisa. Sabemos somente reclamar, de como as coisas são difíceis, de como elas são chatas, de como nada muda nunca. Mas quem deve começar a mudança? O problema é que mudar da trabalho, nossa, como da trabalho né? Como é difícil, quanta preguiça, vamos deixar para amanhã! E assim o mundo caminho, com essa falta de força de vontade que nunca leva ninguém a lugar nenhum.
Por que ninguém fala nada quando alguém joga lixo no chão? Por que ninguém fala nada quando vê uma situação de violência ou injustiça? Por que ninguém fala nada quando vê alguém dormindo na rua? Por que ninguém fala nada quando o garanhão tenta beijar a menina a força? Por que ninguém fala nada quando um jovem é agredido por sua cor, ou por ser gay, ou somente por ser diferente? Porque é mais fácil não fazer nada, usar a desculpa do "não é comigo", ou "eu não tenho o direito de me intrometer"... É comodo, e é triste...
Nós fomos condicionados a acreditar que não podemos fazer nada pelo mundo, e o mais incrível é que nós acreditamos tão cegamente nisso, que não fazemos nada nem por nós mesmo, acreditamos que somos tão pouco que nem tentamos nos fazer melhores. Acreditamos que se as coisas estão assim é porque elas deveriam estar e não fazemos nada para mudar. Acreditamos que sozinhos não podemos mudar nada, mas e se todo mundo ao invés de pensar que sozinho não podemos fazer nada, pensasse ao contrário e começasse a mudar? Se cada um fizesse sua parte e começasse a mudar aos poucos, com certeza nós iriamos muito longe.Mas ai invés disso continuamos a esperar, simplesmente esperar... que algo mude, que a situação melhore, que alguém reconheça nosso esforço, que alguém nos ajude. Estamos esperando algum tipo de herói?
Mas até quando nós vamos esperar? Será que os heróis não somos nós mesmos? Será que não é o momento de começarmos a mudar? Tem muita gente por ai fazendo o bem, se inquietando e lutando, mas esse muito ainda é pouco, tem muita gente que ainda tem que acordar.
Paremos de esperar pelos outros para fazer algo, para sermos felizes, para podermos seguir em frente. Nós não precisamos esperar, nós podermos fazer por nós mesmo, nós podemos mudar o mundo, nós podemos alcançar nossos objetivos, nós podemos ir atrás da nossa felicidade. Nós não precisamos e nem podemos ficar esperando por ninguém, as pessoas tem que começar a caminhar sozinhas, lado a lado e não puxando alguém ou sendo puxado.
Pare de esperar que alguém faça e faça você mesmo.
Nós podemos muito mais do que imaginamos.
Angela Pradella
18 de dezembro de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário